Buscar
  • mktsantospride

Inteligência Artificial no Controle Aduaneiro



A Inteligência Artificial (I.A.) chegou ao controle aduaneiro!


Ela vem sendo utilizada como ferramenta para auxiliar na triagem, classificação e identificação de mercadorias com suspeita de fraude.


É graças à essa atualização em que se foi o tempo onde era possível manipular as informações para se ter o “canal verde” ou a realização de acordos escusos e antiéticos para obter “vistas grossas” no despacho aduaneiro.


O mundo mudou! Não há mais espaços para velhas práticas. E a palavra de ordem hoje é a “conformidade aduaneira”, um filho acessível para pequenas e médias empresas que não tem a chance de implantar o “compliance” ou da OEA.


Nós estamos na 4ª Revolução Industrial com mudança no paradigma provocada pela revolução digital e que traz impactos na atividade aduaneira. E, por conta desta inteligência artificial, houve um aumento considerável de fiscalização aduaneira, o que é observado pelo crescimento no atendimento a clientes para atender a fiscalização ou defesa em crimes aduaneiros.


Por último, vale observar que erros humanos no despacho aduaneiro estimulam a fiscalização da mercadoria e que pode acarretar problemas sérios.


Texto Publicado por: Dr Sidnei Lostado – Advogado Aduaneiro e Tributário| Contato: (13) 98111-4222 | Lostado & Calomino Advogados, Linkedin


https://www.linkedin.com/posts/sidneilostado_intelig%C3%AAncia-artificial-no-controle-aduaneiro-activity-6734569012098859008-wv7-

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo